Sobre nós



Sobre nós

A Escola Municipal Maria José Mamede Moreira, autorizada sob 37/92 de 14/09/92, com a Lei de criação nº 5770 de 31/05/1993, portaria nº 353/99, parecer do CEE nº 191/99. situada à rua do Garçom, nº 101, bairro Jardim das Palmeiras, foi inaugurada dia 08 de maio de 1992, para atender a Educação Infantil. O nome da escola é em homenagem à professora Maria José Mamede Moreira, que dedicou 40 anos de sua vida à Educação.

Com uma estrutura física na qual constituía-se de seis salas de aula, uma sala ambiente, uma secretaria, uma cantina, uma sala de professores, uma sala de direção, uma sala de orientação, uma de Supervisão, um refeitório, banheiros: um para funcionários, um para alunos e um para merendeiras e oficiais administrativos, um parque e área verde e um quadro de funcionários composto por: uma diretora, uma supervisora, uma orientadora, quatorze professores regentes, duas eventuais, duas professoras de recreação, seis merendeiras e dois oficiais administrativos, a escola passou a desenvolver uma proposta de trabalho flexível, delegando responsabilidades de participação de todos os membros da equipe escolar e comunidade, no qual procurou desenvolver programas que atenderia a clientela com qualidade.

Em 1998, a escola iniciou gradativamente a atender também o Ensino Fundamental de 1ª à 4ª séries, em três turnos (manhã, intermediário e tarde) constituindo-se em anexo da Escola Municipal Leôncio de Carmo Chaves.

Em 1999, em virtude do atendimento ao Ensino Fundamental de 1ª à 4ª séries, mudou a sua denominação, de Educação Infantil para Educação Fundamental. Foram construídas neste ano, quatro salas de aulas, tornando possível o funcionamento em dois turnos(manhã e tarde) e deixando de ser anexo. O restante da estrutura física continua a mesma, inclusive móveis, banheiros e espaço externo.

No ano de 2000, foram trocadas as mesas e cadeiras, continuando a mesma estrutura física dos banheiros na forma original de construção. O espaço externo recebeu pavimentação numa área de aproximadamente 187 metros quadrados. Em 2001, foi priorizado o atendimento ao Ensino Fundamental de 1ª à 4ª séries.

Atualmente o quadro de funcionários está composto da seguinte forma: uma diretora; uma vice-diretora, 2 supervisora, 2 orientadoras, 25 professores regentes (2 readaptada na recuperação), 2 professoras de atendimento às dificuldades de aprendizagem (ADA), 14 ASG (5 readaptadas), 2 bibliotecárias, 2 professores educação física, 2 professores de educação artística, 2 Educação Religiosa, 2 oficiais administrativas e 1 secretária.

A escola é situada na zona urbana e possui atualmente, capacidade para atender 600 alunos, em dois turnos. Sendo seus usuários advindos dos bairros: Jardim das Palmeiras, Planalto, Canaã, São Lucas, Tubalina, Jaraguá, Cidade Jardim, Jardim Holanda e Nova Uberlândia, servindo uma clientela variada de nível sócio-econômico-cultural mista, ou seja, classe - média alta e classe - média - baixa. Em termos de urbanização, a comunidade é privilegiada, pois conta com ruas asfaltadas, habitações de boa qualidade, transporte urbano, igreja, comércio varejista, quadras e praças de lazer. A escola proporciona apoio em relação à assistência social e saúde de acordo com a necessidade da comunidade.

As primeiras pessoas indicadas ao cargo de direção nesta unidade de ensino foram: Rosana Torquete (1992 a 1997); Divina Lúcia de Souza (1998), Rosicler Rodrigues Cabral Afonso (1998 a 2000); Rosana Santos Soares (2001). Para a gestão de 2002-2003, foram democraticamente eleitas Jussara Tavares (diretora) e Nilcéa Maria França (vice-diretora), na primeira eleição de diretores das escolas municipais de Uberlândia, de acordo com a Lei 7832 de 28 de setembro de 2001, (2004- 2006) Nilcéa Maria França e Terezinha Martins Vieira de Leves. E na gestão 2007-2009 foram eleitas: Terezinha Vieira de Levis e a vice-diretora Rosinei Cardoso, sendo que nesse mesmo ano conforme Lei/decreto, foram exoneradas, ocupando deste então, até os dias atuais, os respectivos cargos de forma comissionada por período indeterminado.

Pelo alto grau de envolvimento da comunidade escolar no processo educativo, a escola recebeu prêmio de melhor escola de alfabetização do Triângulo Mineiro e alto Paranaíba; promoveu eventos significativos como: desfile Brasil 500 anos; teve projetos apresentados por universitários, em congresso da SBPC e na imprensa local; primeiro lugar na Feira de Ciências, realizada na ACIUB, no ano de 2000.

Em 2006 os alunos da 4ª série foram classificados em 4º lugar em nível municipal; em 2007 os alunos da 2ª série, ficaram em 2º lugar; em 2008 foram classificados em 1º lugar no município de Uberlândia, entre outros.